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Como as corretoras podem se manter no mercado?

A transformação digital englobou atualmente diversas áreas do mercado, inclusive a de seguros. Segundo a Superintendência de Seguros Privados (Susep), há milhares de corretores de seguros no Brasil, e a complexidade do ramo e as inovações tecnológicas demandam que todo o mercado repense sobre a atuação e a operação desse setor.

Antes de abordar a questão da inovação dentro desse mercado, é importante salientar o conceito de uma corretora, já que sua operação se baseia na intermediação entre outros agentes. As corretoras de seguros são empresas autorizadas a intermediar o processo de contratação de seguros realizado entre cliente (segurado) e companhia de seguros.

Pensando nisso, tais empresas não têm a responsabilidade de segurar alguém, isto é, pagar indenizações ou oferecer coberturas, mas, sim, intermediar o atendimento entre cliente e seguradora. Nisso, o sucesso das atividades de atendimento, integração de informações e estratégia de negócio é fundamental para sustentar uma corretora.

Como inovar no mercado?

Com todo o mercado se transformando com novas tecnologias, a aderência a novos métodos e o replanejamento de processos são necessários. A digitalização é um dos principais pontos aos quais as corretoras devem se atentar. A presença de sua empresa na internet é crucial para que ela tenha credibilidade e autoridade no mercado, além, é claro, de facilitar processos, como o de prospecção de vendas, marketing e até mesmo operações técnicas, como de regularização, entre outras.

Tudo isso vale para corretoras que trabalham com qualquer tipo de seguro, seja o de acidentes pessoais, o residencial, com garantias a apartamento para alugar, ou mesmo o automotivo. Além da presença digital, estar conforme as novas demandas de atendimento do mercado também é importante para vendas e relacionamento com clientes, sejam eles os segurados ou as seguradoras. Algumas tecnologias podem ser cruciais para facilitar esse quesito, como:

  • Oferecer um aplicativo seguro, fácil e útil para seus clientes;
  • Contar com um site responsivo, importante para uso em dispositivos mobile;
  • Apostar em assistentes virtuais para atendimento;
  • Gerenciar bem os dados dos clientes, para obter insights de sucessos e problemas.

Tudo isso demanda investimento em tecnologia e pessoas capacitadas para o desenvolvimento. Além de trazer a tecnologia para o cerne do negócio, o cliente deve ser o foco de suas estratégias. Entendê-lo vai criar novas oportunidades, seja para o relacionamento entre ele e sua empresa, seja para investir em fidelização.

Benchmarking

Além de repensar suas estratégias atuais, estudar o que o mercado está fazendo também faz parte da inovação que sua empresa deseja. Estude o que seus concorrentes diretos e indiretos entregam, como funcionam suas operações e quais seus pontos falhos. São nesses gaps de mercado que sua corretora pode inovar, oferecendo um serviço único. Estar atento às tendências de mercado, aos grandes players e às mudanças sociais ajuda a tornar sua empresa uma autoridade na área.

Veículo: Seguro Gaúcho

Fonte: Revista Seguro Total