• O GBOEX ficará cada vez mais forte
    com a participação efetiva de seus associados.
    Atualize seus dados cadastrais
    0800 541 2483 | gboex@gboex.com.br

Você protege a sua vida digital?

Anos atrás, se você quisesse pagar uma conta, comprar um presente ou fazer uma transferência, provavelmente, teria que sair de casa: ir a uma lotérica, loja e banco, ocupando grande parte do dia.

E conforme os smartphones foram se tornando peças essenciais e indo muito além da comunicação, diversas partes da nossa vida se unificaram na telinha do celular.

Mas ao mesmo tempo em que tudo se tornou mais fácil, em contrapartida, alguns perigos também surgiram. Por isso, hoje vamos dar algumas dicas para tornar a sua vida virtual mais segura.

Aplicativos de bancos

Muito utilizados hoje em dia, é preciso tomar alguns cuidados para não deixar as suas finanças vulneráveis. Afinal, no caso de roubo ou furto do aparelho, é melhor ter a garantia de que o seu dinheiro está mais protegido:

Sempre utilize a tela de bloqueio e escolha a opção mais rápida;

Nunca use a opção de lembrar/salva senha tanto no app quanto em sites;

Escolha senhas complexas, tentando não repeti-las em diferentes apps;

Habilite a biometria: reconhecimento facial e autenticação em duas etapas para aumentar a segurança;

Inclua um PIN no chip do celular, pois caso ele seja reiniciado, será pedido um código para acessar o sistema.

Aplicativos de mensagens

Grande parte dos golpes aplicados no mundo virtual acontecem nos aplicativos de mensagens, principalmente, no WhatsApp, por conta dele ser o mais utilizado.

Por isso, além de seguir os protocolos de segurança como biometria e autenticação em duas etapas, também é importante estar ciente dos contextos usados pelos golpistas.

Portanto, se você receber uma mensagem de algum conhecido seu pedindo dinheiro para realizar um pagamento que tenha dado erro, nunca transfira na hora.

Em alguns casos de golpe, são utilizadas, sem a permissão, a foto da pessoa em um novo número de telefone, informando que aquele é o novo contato dela. Para tirar a dúvida, sempre ligue para a pessoa e fale com ele diretamente pelo telefone, não só por mensagens. E de forma alguma, informe algum dado seu.

Além disso, caso alguma conta de empresa envie mensagem falando que você ganhou alguma promoção e precisa de seus dados, faça a mesma coisa. Ligue e confirme por telefone a veracidade das mensagens.

O mundo virtual está cheio de facilidades e não devemos ter medo dele. O importante é estar ciente de que é preciso prestar atenção na segurança das suas informações e não tomar nenhuma atitude sem analisar a situação.

Para mais proteção, você sempre pode contar com o GBOEX: www.gboex.com.br