• O GBOEX ficará cada vez mais forte
    com a participação efetiva de seus associados.
    Atualize seus dados cadastrais
    0800 541 2483 | gboex@gboex.com.br

Outubro Rosa: por que se prevenir é o melhor remédio?

Nada é mais importante do que manter a saúde em dia, afinal, para conquistar um futuro mais seguro e tranquilo é preciso levar uma vida saudável.

Por isso, em pleno Outubro Rosa, é essencial fortalecer a mensagem da importância da prevenção do câncer de mama, independente da idade ou da presença de sintomas.

Essa preocupação acontece porque ao diagnosticar essa doença no seu estágio inicial, as chances de cura são muito maiores.

Assim sendo, quanto antes você souber o diagnóstico, seja positivo ou negativo, as possibilidades de construir um futuro cheio de conquistas aumentam.

Tem idade para começar a se prevenir?

De maneira geral, os riscos do câncer de mama aumentam após os 50 anos, por isso, ao chegar nessa idade, é importante redobrar os cuidados com a saúde.

Isso não quer dizer que as mulheres mais jovens não devem ficar atentas e tomar medidas de precaução para evitar a doença. Afinal, os cuidados somam pontos positivos para o bem-estar do corpo e da mente.

Portanto, desde jovem, faça da prevenção uma prática rotineira, pois as chances de levar uma vida mais saudável serão muito maiores.

Quais são os principais fatores de risco?

O câncer de mama pode ser uma doença genética, passando entre as gerações, mas, independente disso, é importante também ficar atenta a outros fatores que podem causar o mal, como:

  • Obesidade e sobrepeso após menopausa;
  • Sedentarismo;
  • Consumo em excesso de bebidas alcóolicas;
  • Primeira gravidez após os 30 anos;
  • Uso de contraceptivos hormonais;
  • Não ter tido filhos.

Como se prevenir?

De acordo com o Instituto Nacional de Câncer (INCA), cerca de 30% dos casos de câncer de mama podem ser evitados ao seguir uma rotina mais saudável e preventiva.

Em razão disso, é indicado praticar atividades físicas, alimentar-se de forma balanceada, manter um peso corporal adequado, evitar a ingestão de bebidas alcoólicas e o uso de hormônios sintéticos, como os presentes em anticoncepcionais.

O autoexame é uma excelente maneira de se precaver diariamente. Ao massagear as mamas, procure por nódulos, pele avermelhada, alterações no bico do peito ou saída de líquido pelos mamilos, pois todos esses são sintomas do câncer de mama.

Com essas informações, você com certeza pode tomar um cuidado muito maior da sua saúde, diminuindo consideravelmente os riscos de sofrer com a doença.

Então, pense no seu futuro: previna-se!