• O GBOEX ficará cada vez mais forte
    com a participação efetiva de seus associados.
    Atualize seus dados cadastrais
    0800 541 2483 | gboex@gboex.com.br

A importância da telemedicina nos dias de hoje

A pandemia de Coronavírus impulsionou o desenvolvimento de novos serviços para suprir as nossas necessidades cotidianas. Entre estes serviços, destacamos a telemedicina que passou a fazer parte da rotina na área da saúde e na vida da pessoas de uma forma geral.

A telemedicina foi introduzida no País como uma prática em 2002 pela possibilidade de realizar laudos de exames por fax. No mesmo ano o Conselho Brasileiro de Telemedicina e Telesaúde e o Conselho Federal de Medicina regulamentaram a prática através da resolução 1.643. Ao longo do tempo, o escopo da legislação foi ampliado para consultas a distância, porém o texto havia sido revogado por conta da necessidade de mais conversas sobre o assunto.

Tudo isso mudou com a Pandemia. O Conselho Federal de Medicina, a partir da Portaria nº 467 do Ministério da saúde, liberou o uso de tecnologia para a realização de teleconsulta, telemonitoramento e teleorientação em decorrência da necessidade do distanciamento social e atualmente o atendimento eletrônico se tornou o “novo normal”.

A principal vantagem da telemedicina é que o paciente tem acesso a médicos de diversas especialidades de forma online, sem a necessidade de expor a riscos desnecessários. Também, os médicos em regiões mais isoladas tem acesso ao apoio de colegas para contribuir com a chamada segunda opinião sobre diagnósticos de pacientes. Cabe salientar que a consulta com o médico online não substitui a consulta presencial.

A consulta online, como em tudo na vida, possui suas vantagens e desvantagens. A maior desvantagem é que o médico tem limitações para realizar o exame físico e isso pode dificultar a identificação de algum diagnóstico.

Por outro lado, a teleconsulta tem se mostrado muito adequada para orientações iniciais, acompanhamento de doenças crônicas, revisão de exames e reconsultas.

Já existem inclusive plataformas com pronto atendimento online. Estas plataformas avaliam a gravidade dos pacientes e caso seja identificado questões de emergência, os pacientes são direcionados aos serviço de emergência presencial mais próximo do local em que o paciente reside.

Em suma, a telemedicina veio para ser mais uma ferramenta de apoio para médicos e pacientes se conectarem, dentro dos limites das suas possibilidades e práticas seguras.

O GBOEX firmou convênio com a SAFETY4ME e o DrChat, para que os associados tenha acesso a um médicos na palma da mão, através dos seus smartfones.

Basta baixar o app SAFETY4ME e você encontrará a opção QUERO CONSULTAR POR TELEMEDICINA ou acessar www.drchat.com.br, que você terá acesso a um médico.

Para melhor experiência durante a consulta, algumas dicas importantes:

– Escolha um ambiente em que você se sinta à vontade em conversar com seu médico;

– Evite locais com interrupções;

– Reserve aquele horário da consulta para cuidar de vocês;

Estamos aqui para cuidar de você.

Acesse a rede de convênios e saiba mais: https://www.conveniosgboex.com.br/