• O GBOEX ficará cada vez mais forte
    com a participação efetiva de seus associados.
    Atualize seus dados cadastrais
    0800 541 2483 | gboex@gboex.com.br

Pandemia e os cuidados no inverno

O inverno é a estação que registra um aumento expressivo no número de casos de doenças respiratórias. A Organização Mundial de Saúde (OMS) estima que a gripe, ou influenza, gere comprometimento grave em 3,5 milhões de pessoas, por ano, no mundo.

Os idosos e os portadores de doenças crônicas são os públicos mais suscetíveis. Neste ano, os cuidados para evitar esses problemas devem prever, também, a pandemia do novo coronavírus (Covid-19). Por isso, é necessário ficar atento e seguir algumas orientações para garantir mais saúde.

1 – Se puder, fique em casa: as pessoas do grupo de risco, idosos com mais de 60 anos e pessoas com doenças crônicas, como diabetes e pressão alta, devem permanecer em casa. Se precisar sair de casa, use máscara e lembre-se de manter distância das pessoas.

2 – Planeje a sua semana com antecedência: pense nos alimentos, necessidade de compras para a semana. Separe os remédios para a semana. Tenha momentos de lazer e de descanso entre as atividades de trabalho. Crie rotinas de exercícios físicos. Crie uma rede de apoio para fazer compras no supermercado e para comprar remédios.

3 – Não deixe de conversar com o seu médico em caso de necessidade, mesmo que seja para esclarecer os sintomas da Covid-19 ou de doenças crônicas.

4 – É útil conhecer a plataforma de telemedicina do seu plano de saúde. O #safety4me tem um encaminhamento para o @drchatonline, via aplicativo, que também pode te ajudar.

5 – Cuide da sua saúde emocional: conecte-se com amigos e família de forma virtual. Algumas plataformas digitais, como WhatsApp, Zoom e  Google Meet, podem ser boas alternativas.

6 – Para meditação, o canal de YouTube “Sua mente, Seu mundo” pode ser um grande apoio. Além dos aplicativos Calm, Insight Timer e Headspace.

7 – Alimente-se bem e lembre-se de beber água: para evitar quedas em casa: retire os tapetes e use sapatos adequados para não escorregar. Lave as mãos com frequência e procure higienizar qualquer pacote que vier de fora de casa. Quando for possível, tome sol por 15 ou 20 minutos, em horários que sejam menos agressivos para a pele. Aproveite o friozinho do inverno para maratonar séries, ler livros e fazer atividades que você gosta. Quem sabe o tempo livre possa ser uma oportunidade para aprender algum trabalho manual?

O GBOEX e SAFETY4ME estão engajadas em promover iniciativas que gerem qualidade de vida para as pessoas.

GBOEX – Cuidado é assim: quando todos têm, o mundo fica bem.