• O GBOEX ficará cada vez mais forte
    com a participação efetiva de seus associados.
    Atualize seus dados cadastrais
    0800 541 2483 | gboex@gboex.com.br

O que é Renda e Pecúlio na Previdência Complementar?

Dependendo do plano que você contratar, você receberá um tipo de benefício. Vamos falar aqui das diferenças entre pecúlio e renda.

 

 

É uma quantia em dinheiro, de acordo com o que foi contratado, a ser paga de uma só vez aos beneficiários indicados, em razão do óbito do participante que estiver  contribuindo para o plano contratado.

 

Como vimos, a finalidade do pecúlio é oferecer cobertura para o  evento morte e será destinado aos beneficiários indicados.

 

 

Existem dois tipos de pecúlio por óbito, conforme a estrutura técnica e financeira do plano:

 

 

  • Plano de Pecúlio por óbito, estruturado em regime financeiro de repartição simples:   Esse  tipo de plano não permite concessão de resgate, saldamento ou devolução de quaisquer contribuições pagas, uma vez que cada contribuição é destinada a custear o  pagamento de benefícios dos sinistros ocorridos no período.

 

 

   Com relação ao capital de pecúlio, por óbito do participante, será destinado aos beneficiários indicados.

 

 

  • Plano de Pecúlio por óbito, estruturado em regime financeiro de  capitalização:  Nesse plano, a estrutura técnica e financeira, por ser em sistema de capitalização, prevê a possibilidade de  resgates durante o período de contribuições, exclusivamente por solicitação do participante. Ou seja, antes da ocorrência do evento gerador que é o óbito, é possível ao titular resgatar os recursos da provisão matemática de benefícios a conceder – PMBAC, após o cumprimento do período de carência estabelecido no regulamento.

 

     

    Destaca-se que o valor do resgate não corresponde ao  total das contribuições pagas, visto que a provisão matemática de benefícios a conceder é constituída com base nas        contribuições brutas descontado o carregamento e a parte destinada a cobrir o risco de morte.

 

 

  • Com relação ao capital de pecúlio, por óbito do participante, será destinado aos beneficiários indicados.

 

 

É uma série de pagamentos periódicos, que serão recebidos pelo participante de acordo com os parâmetros definidos no regulamento do plano contratado. Ou seja, o participante terá uma fase de acumulação de valores cujo  objetivo é receber, no futuro, uma renda mensal, a partir do momento escolhido por ele para o início do recebimento. 

 

 

Cada plano tem sua estrutura técnica e parâmetros  próprios e os tipos de renda podem prever que seja destinado somente ao titular ou reverter para outra pessoa, em caso de óbito do titular durante o recebimento da renda.

 

 

No plano  GBOEX PREV PGBL existem 4 tipos de renda para escolha: renda vitalícia; renda vitalícia reversível a beneficiário; renda vitalícia com prazo mínimo garantido; e renda temporária.

 

 

Tem mais alguma dúvida ou gostaria de saber mais sobre um dos produtos? Ligue para o SAC pelo fone 0800 541 2483; pelo WhatsApp (51) 98013-8220;  ou fale com um de nossos corretores de seguros. As Unidades de Negócios e os Pontos de Atendimento do GBOEX também estão à sua disposição em várias cidades do país. Consulte os endereços em nosso site www.gboex.com.br.

 

 

O GBOEX tem excelentes opções de planos para você iniciar o planejamento do seu futuro e a proteção da sua família, contando com as  vantagens de uma ampla da Rede de Convênios. São planos com mensalidades acessíveis e fácil contração.

 

 

 GBOEX- Quando você tem, tudo fica bem.

 

 

 

 

Sugestões de pesquisa: 

https://www.gboex.com.br/glossario/

http://www.susep.gov.br